Monday, April 21, 2008

Artesão de cor. Cidadão do mundo. "


reencontros em Floripa...ity freire pagliony, helena , verony e carlos freire

que me trazem o tão querido mássimo cruciani com sua pintur em vidro,

este "artesão da cor que percorreu o oriente e ocidente e retorna

a Assis desde 1981 "onde é possível atingir o mundo sem sair do estúdio". " Artesão de cor. Cidadão do mundo. "
http://www.cruciani.com/main.html
"homem vive sinceramente suas imagens e suas palavras, recebe delas um benefício ontológico singular " ( G. Bachelard )
“...Meus próprios vir-me-ão...”
“....Nem tempo, nem espaço,
nem profundo, nem elevado,
Pode manter meus próprios ausentes de mim .”
( John Burroughs < "John of Birds"> 03/ abril / 1837 // 29/março/ 1921.> in poema WAITING v do volume XI (The Light of Day) da edição de Riverby e trabalhos coletados de John Burroughs )
Das articulações invisíveis nos silêncios mais íntimos das madrugadasno pulsar da chama acesana audição solitária de Bachno mais ermo recanto da terrao mistério nos aproximaáguias, pombas, gaivotasseres do silêncioa quem nada escapaouvido atentoaos chamados dos ventosah!nós que ouvimos um poucocremos nas flautasnos tique taquesnos assoviosa menor dissonânciaatentosem nós sempre um berçoum terço a maispianiedade virgínia d além mar NHamburgo RS (31/07/2006) http://vicamf.multiply.com/journal/item/101 "(...) o tempo próprio, que traz todas as coisas." ( Heráclito frag 100)

Saturday, April 19, 2008

19 de abril POR DE SOL




RIBEIRÃO DA ILHA -FLOPOLIS SC


geometrias.....

Os filósofos do sec XV aceitavam o geocentrimo como fora estruturado por Aristótales e Ptolomeu. Esse sistema cosmológico afirmava (corretamente) que a Terra era esférica, mas também afirmava (erradamente) que a Terra estaria parada no centro do Universo enquanto os corpos celestes orbitavam em círculos concêntricos ao seu redor. Essa visão geocêntrica tradicional foi abalada por Copérnico em 1514, quando este começou a divulgar um modelo cosmológico em que os corpos celestes giravam ao redor do Sol, e não da Terra. Essa era uma teoria de tal forma revolucionária que Copérnico escreveu no seu De revolutionibus orbium coelestium (do latim: "Das revolucões das esferas celestes"): "quando dediquei algum tempo à idéia, o meu receio de ser desprezado pela sua novidade e o aparente contra-senso quase me fez largar a obra feita"."Copérnico conversa com Deus" (Jan Matejko, 1872)Naquele tempo a Igreja Católica aceitava essencialmente o geocentrismo aristotélico, (embora a esfericidade da Terra estivesse em aparente contradição com interpretações literais de algumas passagens bíblicas). Ao contrário do que se poderia imaginar, durante a vida de Copérnico não se encontram críticas sistemáticas ao modelo heliocêntrico por parte do clero católico. De fato, membros importantes da cúpula da Igreja ficaram positivamente impressionados pela nova proposta e insistiram para que essas idéias fossem mais desenvolvidas. Contudo a defesa, quase um século depois, por Galileu Galilei, da teoria heliocêntrica vai deparar-se com grandes resistências no seio da mesma Igreja Católica.Como Copérnico tinha por base apenas suas observações dos astros a olho nu e não tinha possibilidade de demonstração da sua hipótese, muitos homens de ciência acolheram com cepticismo as suas ideias. Apesar disso, o trabalho de Copérnico marcou o início de duas grandes mudanças de perspectiva. A primeira, diz respeito à escala de grandeza do Universo: avanços subseqüentes na astronomia demonstraram que o universo era muito mais vasto do que supunham quer a cosmologia aristotélica quer o próprio modelo copernicano; a segunda diz respeito à queda dos graves. A explicação aristotélica dizia que a Terra era o centro do universo e portanto, o lugar natural de todas as coisas. Na teoria heliocêntrica,contudo, a Terra perdia esse estatuto, o que exigiu uma revisão das leis que governavam a queda dos corpos, e mais tarde, conduziu Isaac Newton a formular a lei da gravitação universal.


"A geometria sagrada obedece às leis cósmicas e expressa graficamente as relações e proporções entre os mais diversos polígonos regulares e especiais. Expressa a própria harmonia musical e, como a música, diz coisas que nosso intelecto sozinho, sem a colaboração do centro emocional, não pode compreender. Usamos a geometria sagrada e o eneagrama, com suas relações e analogias gráficas, para acessar os centros superiores, cuja linguagem é simbólica e direta, levando-nos a subconscientemente reconhecer a ordem em meio ao caos."








Palenque é situada no México e foi uma das metrópoles da civilização Maia. A cidade era formada por cerca de 700 edificações. Pacal Votan, durante seu reinado, iniciou um programa de construção em Palenque que originou uma das mais finas artes e arquiteturas da civilização Maia.
Os estudiosos das construções maias por um século buscaram uma unidade de medida maia, mas nunca encontraram, pois não há uma unidade de medida especifica para essas edificações. É surpreendente ver que a cidade foi construída sem uma medida padrão, como metros, pés, ou polegadas. Ao contrário disto, eles utilizavam termos de proporção.
Acredita-se que os engenheiros de Pacal utilizaram corda para fazerem quatro círculos engrenados, e estes formariam os cantos de um quadrado. As cordas também eram utilizadas para traçar uma diagonal, e também formar um arco. Repetindo esse processo, os engenheiros de Pacal puderam projetar as mais bonitas edificações do mundo maia.
Descobriram-se as verdadeiras razões que estão por trás desse método ímpar. Existe um determinado posicionamento de formas geométricas que é chamado de Geometria Sagrada, que é baseado nas formas da natureza, e os maias usaram esta técnica para criar o layout das suas edificações e cidades.
“A geometria sagrada obedece às leis cósmicas e expressa
graficamente as relações e proporções entre os mais diversos polígonos regulares e especiais. Expressa a própria harmonia musical e, como a música, diz coisas que nosso intelecto sozinho, sem a colaboração do centro emocional, não pode compreender. Usamos a geometria sagrada e o eneagrama, com suas relações e analogias gráficas, para acessar os centros superiores, cuja linguagem é simbólica e direta, levando-nos a subconscientemente reconhecer a ordem em meio ao caos”.
Todo design maia, desde o quadrado básico, foi derivado do padrão das flores, e formas da natureza. Eles estavam emulando a natureza utilizando proporções com fundamentos na natureza. Foi assim que Pacal desenvolveu Palenque a uma metrópole. Desde a mais alta piramide, até a menor casa, foram engenhadas usando formas simples de quadrados e círculos.
A cidade seria, mais tarde, abandonada pelo povo, mas o rei Pacal assegurou-se que o segredo de Palenque e seu design ímpar fosse mantido a salvo. Quando seu longo reinado acabou, Pacal fez questão que os símbolos sagrados fossem enterrados com ele. Dentro de seu tumulo foi encontrado em uma mão uma esfera de jade, e na outra um cubo de jade, que são as formas geométricas chaves que inspirou e possibilitou a construção de toda esta cidade. A imagem abaixo é a lápide do túmulo de Pacal Votan. A mesma imagem ilustra a capa do livro ‘Eram os Deuses Astronautas’, de Erich von Daniken.


Fonte: Vídeo ‘Lost Worlds - Palenque’, transmitido pelo History Channel.)))
sobre este assunto discorrempos nesta manhã de 19 de abril, aqui na Ilha , João( eng.64 anos) ,eu (poetinha) e Mel a cachorrinha de João...
BEMVINDOS !"Para Hegel a poesia está ontologicamente acima da música. Insistimos neste ponto: o que caracteriza mais particularmente a poesia é o poder de submeter ao espírito e às suas representações o elemento sensível de que a arte já tinha começado a ser libertada pela pintura e pela música (8). Deste modo a poesia é a arte mais despojada de um elemento material, a música ainda se utiliza do som, assim como tendo sua origem na arte romântica, a música assume a ênfase cristã no valor infinito do indivíduo e do livre-arbítrio. A arte da poesia é a arte universal do espírito que se tornou livre e cuja interioridade pretende realizar-se completamente, confundindo assim dizer com o pensamento, tal como se forma na fantasia (...) de modo que a realidade exterior dê lugar à realidade interior e que a objetividade exista apenas na própria consciência (...)"(Anchyses Jobim Lopes )

Friday, April 18, 2008

dezenove de abril II


dezenove de abril II

mirando palmeiras, bugios e o mar...
usarei meu cocar
do alto das grandes rochas
saudarei o luar venerando os ancestrais

perdoem se cantar tão alto
se ousar nadar nua
se com as Iaras dançar

restou um dia do Índio
dia de orar ,
pedir perdão
deixar-se comover e... Celebrar


virgínia além mar- mulher peixe voador

Thursday, April 17, 2008

lindoooo

Dueto ?


Dueto ?

Dizeres
Lia Maia
Palavras, letras, cores
Transpiro em versos...
Descubro estrofes, rimas
Um pouco de tudo...
Cantorias, resenhas, desenhos
Tantas histórias no viver...
Me calo, nada falo, releio
Respiro re aliso sonhos... Lia Maia


Sonhos “Sumos”
virgínia além mar


sob a proteção das ninfas
acordou Poeta
embebida de aromas

sumos femininos
transcendem

arrebatam
arrematam sonhos
semente, flor, fruro, sumos...ciclos !
virgínia além mar

Monday, April 14, 2008

"ROMAN SER"


“ROMAN SER”

eu romanceio
tu
“ romansiaste”
eu
“ romanSou”
porque
na bem querencia
renasço
bem querendo-te
melhor me quero
nos querendo bem lembrar
mais bem ainda retorno a nos sonhar ...


Teu olha me reveste
de suavidade

dos sonhos reféns
olhar nos despe

náufrago de mim
meu olhar te retém

a doçura além das palavras
nos mantém


porque a terça é rosa
em seu apogeu
nos meus cálculos
1 mais 1 = 3
do nós
a ternura renasceu ...


&&&&&&&&&&&&&&&&&

“romansonhemos”
e, quiçá ”romanseremos” ...
virgínia além mar-poeta 00;50 terça 15 abril

Sunday, April 06, 2008

Caleidoscópio





Caleidoscópio


multiplicam-se

em meus os teus brilhantes olhares



das tuas às minhas águas

perfazem solhares caminhos


de teus e meus compassos

de nossos olhares renascemos


orvalhares ... virgínia além mar
AMOR BASTANTE
(Paulo Leminski)

quando eu vi você
tive uma ideia brilhante
foi como se eu olhasse de dentro de um diamante
e meu olho ganhasse
mil faces num só instante
basta um instante
e você tem amor bastante

Águas ...







Saturday, April 05, 2008

"GENTILEZA GERA GENTILEZA "



Leonardo Boff in artigo publicado no Jornal do Brasil (30/04/2004)
"A crítica da modernidade não é monopólio dos mestres do pensamento acadêmico,
como Freud com seu "O mal estar da civilização" ou a Escola de Frankfurt, Horkheimer
com seu "O eclipse da razão" e Habermas com o seu Conhecimento e interesse ou mesmo
toda a produção filosófica do Heidegger tardio. O Profeta Gentileza, representante do
pensamento popular e cordial, chegou à mesma conclusão que aqueles mestres. Mas foi
mais certeiro que eles ao propor a alternativa: a gentileza como irradiação do cuidado e da
ternura essencial. Esse paradigma tem mais chance de nos humanizar do que aquele que
ardeu no circo de Niterói: o espírito de geometria, o saber como poder e o poder como
dominação sobre os outros e a natureza".
um abraço
gentil ,
por felizes dias ,
de sempre grata ,
virgínia

Wednesday, April 02, 2008

Errância


Errância

Desejo um sonho
um que caiba na minha mão esquerda
pois a direita está ocupada demais consertando...

Um que dispa as desventuras
os empecilhos
os mandos, as possibilidades gastas

Um que inclua um amor do tamanho de si
descabido inimaginável
que desvencilhe os desgastes dos ossos

Um inconcebido
de beijar o chão e as nuvens
de saltar de uma a outra margem

Sim de um sonho marginal
que liberte do conhecido
que inaugure a vida

Que recrie asas
que invente possibilidades
que rasgue definitivamente os véus

Nele a inocência se desdobre
num imenso so-riso
indiferente aos ladrilhos que se quebram...

virgínia além mar -