Friday, July 25, 2008

in sana um pouco de ar ....


imagem http://www.consciencia.org/bancodeimagens/Dali/pic15.html
Salvador Dali-1904-1989
A loucura ao longo do tempo
As significações da loucura mudaram ao longo da história. Na visão de
Homero, os homens não passariam de bonecos à mercê dos deuses e teriam, por isso, seu destino conduzido pelos "moiras", o que criava uma aparência de estarem possuídos, ao qual os gregos chamaram "mania".
Para
Sócrates, este fato geraria quatro tipos de loucuras: a profética, em que os deuses se comunicariam com os homens possuindo o corpo de um deles, o oráculo. A ritual, em que o louco se via conduzido ao êxtase através de danças e rituais, ao fim dos quais seria possuido por uma força exterior. A loucura amorosa, produzida por Afrodite, e a loucura poética, produzida pelas musas.
Philippe Pinel, alterou significativamente a noção de loucura ao anexá-la à razão. Ao separar o louco do criminoso, afastou o aspecto de julgamento moral que constituía até então o principal parâmetro da definição da loucura, escreve o médico e psiquiatra Márcio Peter de Souza Leite, membro da Escola Brasileira de Psicanálise, em "A psicose como paradigma", para a revista Viver Mente e Cérebro, nº 4, páginas 30 a 35.
Hegel afirmou que a loucura não seria a perda abstrata da razão: "A loucura é um simples desarranjo, uma simples contradição no interior da razão, que continua presente". A loucura deixou de ser o oposto à razão ou sua ausência, tornando possível pensá-la como "dentro do sujeito", a loucura de cada um, possuidora de uma lógica própria. Hegel tornou possível pensar a loucura como pertinente e necessária à dimensão humana, e afirmou que só seria humano quem tivesse a virtualidade da loucura, pois a razão humana só se realizaria através dela.

Nise da Silveira
O Museu de Imagens do Inconsciente

A biografia de Van Gogh é uma referência importante para os estudiosos interessados em compreender as possibilidades terapeuticas do trabalho criativo frente às perturbações emocionais.

Poesia de amor -Benvinda Palma

Benvinda Poeta querida , n. resisti ao tua Linda Poesia abraços desta tua de sempre amiga e aprendiz, virgínia

Sophia o dia do Escritor


Dia do Escritor http://groups.msn.com/4ms1ts1j46bo2h5g/sophiademellobreynerandresen.msnw
ppthttp://f1.grp.yahoofs.com/v1/oBSKSKZjtQHlg-Z-gHQ_jsjtksPWe4jSl6py_k1-gofwxB4UIgld8RoomtcgqREu3qcsaCd_6bQqtO1VNO_bzw/virg%80%A0%A6%EDnia%20al%80%A0%A6%E9m%20mar%20/Insight.ppt

Sunday, July 06, 2008

passeando entre as folhas secas


a boca da noite com hálito doce sequestra-me em espanto ,
virgínia além mar -domingo , 06 de julho -08 17:30