Friday, September 25, 2009

P L U M A G E M



* virgínia além mar


Condecorado com dorso luminoso
Não se abstém de exibi-lo à luz
Impermeável , permeável, verde lilás reluz
Companheiro cuja pena desconhece chapéu mimoso



Meio dia do teclado e da leitura formoso
Fru- fru, pic-pic, beijo em flor seduz
Ao linguajar devaneante, ao condão misterioso
Imagem deslumbrante ao esplendor conduz

Dizem-no mensageiro do despertar glorioso
Frágil ligeiro, vens se convidado !
Beija Flor querido por ti aprendi a cultivar jardim

Buscando conhecer singelo ensinamento sobre cuidado
Arrisquei-me em vales perigosos em busca de Jasmim
Linhagem compreendo; é tecido sem nó o laço amoroso...


imagem google - publicado no recanto das letras e na AVBL

Thursday, September 24, 2009

Cativa-me ...

Se você vier às quatro da tarde,desde as três eu começarei a me sentir feliz... A.S. Exupèry



A existência precede a essência....JP. Sartre


Você existe e alguns sabem disso...Viver é visibilidade , a pior dor é a de ser invisível, ou seja a indiferença...

As saudações recebidas nas últimas vinte e quatro horas,levaram-me a refletir e compartilhar ... Como disse Clarice, a Poetisa; ...você. que me lê ( vê) me ajuda a nascer...
Quanta sabedoria em uma só obra, refiro-me ao Pequeno Príncipe de S. Exupéry...Se me cativares, passarás a existir para mim !

A cada ano que passa comemorar datas perde mais sentido , assim penso e repenso e, a cada surpresa reafirmo que os maiores e melhores presentes que tenho recebido são as manifestações espontâneas de amizade, indatadas ...Teria uma infinidade de datas, instantes a celebrar . Momentos mágicos, intensos vividos com verdadeiros amigos, amigos do cotidiano, parceiros de vida que compreendem que para haver relação a reciprocidade e a constância são fundamentais.

Construímos pontes, tecemos versos, alinhavamos o bordado, cozemos o sabor da vida a cada respiração compartilhada. Transpiramos os verbos amar, apaziguar, acalentar, cuidar, lutar, ousar coletivamente e constantemente.

No botão, na raiz, na pétala caída, das nuvens aos subterrâneos rios e aos voadores, na asas e no ovo, do ventre ao epitáfio o processo é o que festejo . è preciso ousadia de cativar e deixar-se cativar para comungar e conjugar o mel da existência !

Portanto , a cada ano que passa, mais desligada da data de meu nascimento, aniversário vou ficando, pois acredito que nasço e renasço a cada decisão, a cada respiração, mas se falarmos em datas especiais, marcantes do ponto de vista físico, objetivo e não subjetivo precisaria comemorar o mês abril de 95 quando renasci , e mais alguns quando entre a morte e a vida estava e principalmente mencionar uma pessoa corajosa com uma força extraordinária chamada Lizete H, esta mulher, amiga, chamou-me, literalmente, ao retorno do convívio terreno. Ouvi-a e, como não faze-lo, estava num mundo sem dor, indo para onde todos iremos e com a força de seus pulmões gritou -Virgínia, Virgínia, Virgínia ! Foi por seu chamado que decidi retornar. Havíamos criado laços, havia-a cativado!

Quem me bem quer e acha que algum valor agrego a sua existência desejo que saibam que Lizete existe e conquistou sua essência ; é essencial !

Como no portal entre a existência e não existência estive , talvez, uma maior consciência de que celebramos renascimentos e, que para que eles existam precisamos que existamos para alguém e que este semelhante nos ame, profunda e corajosamente para exigir nossa presença a ponto de conquistamos nossa própria essência humana, ainda que demasiada, esta que no meu entendimento, até aqui, ainda continua de mãos dadas oa existencialismo Sartreano apesar de possuir uma espiritualidade independente de religiões, sendo que afeiçoei-me ao pensamento oriental e à filosofia de B. Espinosa ( Spinoza) desde muito jovem por suas diferenças, referem-se a um deus imanente.

Um a parte; lemos em Sarte que se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço do existencialismo é colocar o homem no domínio do que ele é e, de lhe atribuir a total responsabilidade da sua existência, ou seja ; o homem é responsável por si próprio e, não somente, é responsável por si e por todos os homens.
Em 24 de setembro a mais de meio século ao convívio teria sido convocada a existir? Resistimos fizemos a opção de seguir em frente , então avante !

Outra pessoa me foi crucial, a Escritora, Poeta, pessoa Vânia Moreira Diniz* por cuidado e aprendizado nesta que mais que tudo é minha nova existência onde a essência multiplicou-se .Esta nova vida em que transcendo gênero e os papeis anteriores ;profissional, e posição no seio familiar indo mais além e, deixando meus pedacinhos de pão como na fábula de João e Maria.

Creio é preciso para uma realização mais plena , tornar-se o que se é e, no meu caso dar vazão ao sonho de pela Poesia é possível plantar sementes de perene comunhão, afinal sou Libriana e, minha ânsia maior é por Harmonia , este conceito abrangente sinônimo de Beleza, Paz e porque não Poesia ! Existir portando-a, para mim é exercer poção de liberdade que implica em responsabilidade, sem dúvida.

Você existe e alguns sabem disso, e o sabem através do visível, no meu entendimento. Nós humanos adoecemos, enlouquecemos, brigamos , amamos, melhoramos, pioramos , ou seja, usamos de toda vitalidade para gritar, cada um a seu modo, eu existo, insisto ! Veja-me, sinta-me, toque-me pois a pior dor é a invisibilidade ; perversa, muda, cega e surda indiferença !


Desejo, com estas palavras de foro íntimo, abraçar cada um de vocês que integram minhas fibras, portanto existem para e em mim e, que através da compreensão da necessidade de alteralidade, nutrem a decisão de permanecer visível, vocês me cativaram !

Então felizes primaveras queridos amigos, que as flores mantenham-nos atentos a sua mensagem; intrínseco à beleza está o acolhimento, que nada tem de virtude ou desprendimento, mas porque assim o é desde o princípio, reciprocidade é a lei dinâmica da vida. O desrespeito a esta lei tão simples, apenas denota que a pessoa está indecisa ante a opção de pertenciência, é um direito que lhe cabe, respeito às diferentes interpretações é fundamental, bem como mudar e aprender deixar-se cativar e ainda aceitar a dor das despedias...

Do essencial, ainda, invisível provém a visibilidade e a contém ...

*virgínia além mar

nota- Foi a Escritora- Poeta Vânia M.Diniz que rebatizou-me -além mar , nome que aceito e adoto a quase uma década com alegria.

Thursday, September 17, 2009

À Luz da razão



À luz da razão ?

Tão simples parece
quando sob a luz vens...

Oh , razão em pensamento
segmento da sensação
fermento sob ação do tempo...

Destemido descarta injunções
acata o sentir alinha ventilação

Como flor se dá ao fruir das horas
passado inverno e botão,
abre-se, re es ta bele cendo

c o n e x õ e s ...

Flui sereno entre prenhes riachos do cérebro
filtrando atos seguindo ao mar das ações

C o m p l e x o s de emoções
enclausurados
afastavam a clareza de visão...
É Primavera nela residem passadas e futuras estações...

Do viver e estar vivo - prosa


À menina aprendiz de Colibris

*virgínia além mar
A gente sonha, realiza e sonha ...acordado, dormindo...Viver é quase um sonho, um sopro ligeiro. Às vezes se perde o mel e a brisa por querer encontrar a razão de estar vivo e, buscar um sentido, enquanto dormir quando se tem sono, comer quando há fome, beber quando há sede e desenhar uma rota que não se oponha a das estrelas já seria de bom tom...
Os outros ? Deixemos que conquistem suas asas e construam seus ninhos de acordo com os ritmos próprios, pouco se sabe da necessidade de cada um...

Que cada um desvende a si do jeito que pode, e se aprender a pedir uma ajuda e, se deixar ajudar , a gente arregaça as mangas e dá uma força do jeito que sabe e pode...

A experiência é intransferível, um bom testemunho às vezes ajuda, a aceitação e sincera amizade se conquista através da constância- repetir e repartir é preciso .

Ter um pouco de coragem de aceitar às próprias necessidades e limitações e, ainda buscar não abafar demais os sentimentos faz parte ...
Entre o estar mergulhado em tarefas, um olhar para o céu e caminhar sentindo a terra que se pisa, é um bom começo para esquecer de querer saber além disso...

Bom é inspirar, inspirar-se e, expirar as culpas da sorte que se teve, imprescindível ao viver transpirar e ir aprendendo a jogar entrelaçando fios.

E, se ainda houver disposição para ouvir a anunciação dos pássaros, tudo estará bem.


E as cores ? Independente das lentes que se usar, a luz as manterá vivas até o despertar de cada uma de nossas ilusões ...


imagem internet- para obter fonte clique na mesma
virgínia além mar -gosta de escrever Poemas, adora ler e ouvir histórias, contar só algumas e invertar outras ...Pesquisadora , coordena o canal de Filosfia do Espaço Ecos VMD, foi instrutora de yoga taoísta ocupação que deixou de exercer paralelamente ao exercício da profissão de Terapeuta, devido a um acidente ocorrido em 1995.

Saturday, September 05, 2009

Perceptos puros -


"O que se conserva, a coisa ou obra de arte, é um bloco de sensações, isto é, um composto de perceptos e afectos. Os perceptos não são mais percepções, são independentes do estado daqueles que os experimentam; os afetos não são mais sentimentos ou afecções, transbordam a força daqueles que são atravessados por eles. As sensações, perceptos e afectos, são seres que valem por si mesmos e excedem qualquer vivido. Existem na ausência do homem, podemos dizer, porque o homem, tal como ele é fixado na pedra, sobre a tela ou ao longo das palavras, é ele próprio um composto de perceptos e afectos. A obra de arte é um ser de sensação, e nada mais: ela existe em si." -DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Ed. 34, 2005, p. 213. -


Vê-se no reflorescimento a incomensuralidade



e, no despespedir-se da tarde em aquarela
resta o presente.. .


de que na consciência tudo se compensa ...



ouve- se ressoar na brisa setembral " Festina Lente!”

- apressa-te lentamente -




"... a beatitude não é outra coisa que o contentamento da alma, que provém do conhecimento de Deus. Ora, aperfeiçoar o entendimento também não é outra coisa que conhecer a Deus, ... o fim último do homem, que é conduzido pela Razão, ... é aquele que o leva a conceber-se adequadamente a si mesmo e a todas as coisas que podem cair sob o seu entendimento ".- Espinosa -ou Spinoza na sua Ética - no Quinto livro desta mesma obra declara-nos que até aí falou do ponto de vista do conceito, mas que agora vai mudar de estilo e falar-nos por perceptos puros, intuitivos e diretos- GDeleuze - ver Perceptos Espinosa -Gilles Deleuze –Carta para Réda Bensmaia sobre Espinosa –


Tuesday, September 01, 2009

Matizes Sonoros - ao som da primeira chuva de setembro



Na última semana de agosto, tivemos aqui no sul do Brasil o anúncio de primavera , a temperatura amena com dias ensolarados fizeram com que os Ipês florescessem prematuramente e algumas Orquídeas já se pode contemplar, entre inúmeros botões a cor explodiu do dia para a noite. Lembrei-me que foi através do interesse pelas orquídeas selvagens que Charles Darwin nos seus últimos anos de vida desenvolveria o inovador estudo sobre a função das flores no controle da polininização realizada pelos insetos o que garantia a fertilização cruzada.
Através das saltitantes e canora Corruíras, pássaro de mesma família do Bemtevi e do Uirapuru, bem como o canto dos Sabiás nas manhãs, podemos vislumbrar o que nos aguarda na próxima estação, o espetáculo da renovação em matizes sonoros.

Neste primeiro dia de setembro, a temperatura caiu e agora a noite a chuva benevolente arrefece a terra deixando exalar o aroma balsâmico. Mas o inverno prossegue reservando-nos surpresas; botas e agasalhos voltarão às ruas , as mangas curtas que desfilaram na semana passada descansarão nos armários juntamente com aquele projeto de aproveitar as delícias do litoral no feriado próximo . Novamente aquecedores e lareiras serão convocados, assim como o vinho tinto, queijos e chocolates na serra gaúcha.

Nos pampas, lavoura e rebanhos festejam a abundância d´água.
Na grande Porto Alegre e no interior do Estado, crianças desfilarão com seus trajes escolares aos sábados, com olhar saudoso dos tempos em que gripe “A” não as ameaçava e nos impedia de beijar bochechas rosadas. Vejo em seus rostinhos uma esperança de que haja uma contaminação em massa de canções, carinhosas atenções e, consciência da parte dos que os devem proteger e um futuro lhes guarnecer.

Há muito que fazer, inclusive consolar lares dos que tiveram os seus levados pela pandemia.

Quiçá tenhamos algo novo a festejar no dia da Pátria, quiçá nos corredores do Congresso Nacional, ouça-se vozes comprometidas com decisões à favor de melhor distribuição de renda e, aplicação dos rucursos, que a corrupção entre em franca decadência e a decência assente-se e, saibamos melhor escolher representantes e aprendamos a cobrar destes uma postura de acordo com o encargos conferidos.

Quiçá nossos rios não voem tão rapidamente e, possamos ouvi-los na tranqüilidade de entardeceres mais auspiciosos e, que as verdejantes matas sejam resguardadas da arrogância e hostilidade dos que desconhecem que a teia da vida é tecida em comunhão, o que me remete novamente à relação encantadora entre insetos e as Orquídeas .

Espero que nestes próximos dias ouçamos o nosso extraordinário Hino Nacional, que sejamos mais canoros como os pássaros de nosso País, contagiando-nos mutuamente de louvor, permeados por sua beleza vigorosa .

Como disse o Poeta Nossa terra tem Palmeiras onde cantam os Sabiás, então saibamos o quão esplendorosa é nossa gente, que tem sangue mestiço, carrega em suas almas, junto à bravura, o tom terno dos que lutam e buscam pacificar .

Sou loucamente apaixonada por este chão. Anseio que o verde, esta cor composta, em toda sua complexidade, comova e arrebate definitivamente, do seringal ao mais além .
Virgínia além mar 00:30 horas de 02 de setembro 09 ( dia em que comemoramos também as núpcias de meus Pais)


Imagem -fonte créditos
Frederico Bohne Espinosa –
Para ouvir o canto de uma Corruíra no youtube http://www.youtube.com/watch?v=2lcpH6jGwAg -
Informações sobre esta delicada ave no http://www.wikiaves.com.br/corruira