
*ArteFilosPsiPoesia* Não ser amado é falta de sorte, mas não amar é a própria infelicidade." Albert Camus ( For there is merely bad luck in not being loved; there is misfortune in not loving)- A.Camus The myth of Sisyphus, and other essays - Página 201) Nietzsche “Para viver sozinho, é preciso ser um animal ou um deus - diz Aristóteles. Falta ainda a terceira alternativa: é preciso ser os dois ao mesmo tempo - Filósofo...”
Saturday, September 29, 2007
domenico
Wednesday, September 26, 2007
Wednesday, September 19, 2007
Tuesday, September 18, 2007
José Wilker Espetacular entrevista sobre Cinema- cultura-conheimento
e sobretudo de CONHECIMENTO - um quase discuroso emocionado
http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM732169-7822-ATOR+JOSE+WILKER+FALA+DE+CINEMA+TEATRO+E+TV,00.html
segunda parde José Wilker fala da diferença entre cultura e conhecimento http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM732170-7822-JOSE+WILKER+FALA+DA+DIFERENCA+ENTRE+CULTURA+E+CONHECIMENTO,00.html
ESPETACULAR.. ASSISTI NESTA MADRUGADA
E ACHEI JÁ DISPONÍVEL....
BJS,
virgínia
Monday, September 17, 2007
- olhares...
baseado na obra autobiográfica de Isak Dinesen (o pseudônimo de KAREN BLIXEN
Trilha Sonora “Concerto for clarinet e orchestra in A (K.622)” Escrita por Wolfgang Amadeus Mozart Interpretada por Jack Brymer, Clarinet, The Academy of St. Martin-in-the-Fields Directed by Neville Marriner“Sonata in A major (K.331) 'Rondo alla turca'” Escrita por Wolfgang Amadeus Mozart Interpretada por András Schiff“Sinfonia concertante in E flat major for violin & viola (K.364)” Escrita por Wolfgang Amadeus Mozart Interpretada por The Academy of St. Martin-in-the-Fields, Alan Loveday, violin e Stephen Shingles, viola Directed by Neville Marriner“Three divertimenti (K.136,137,138)” Escrita por Wolfgang Amadeus Mozart Performed The Academy of St. Martin-in-the-Fields Directed by Neville Marriner“Auld Lang Syne”“God Save the King”
Karen Blixen)
Oscar 1986 (EUA)
Vencedor nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Som.
Indicado nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Klaus Maria Brandauer), Melhor Atriz (Meryl Streep), Melhor Figurino, Melhor Edição.
Globo de Ouro 1986 (EUA)
Venceu nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Trilha Sonora Original - Cinema e Melhor Ator Coadjuvante - Cinema (Klaus Maria Brandauer).
Indicado nas categorias de Melhor Diretor - Cinema, Melhor Atriz de Cinema - Drama (Meryl Streep) e Melhor Roteiro - Cinema.
BAFTA 1987 (Reino Unido)
Vencedor nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Som.
Indicado nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Klaus Maria Brandauer), Melhor Atriz (Meryl Streep), Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.
Prêmio César 1987 (França)
Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Prêmio Eddie 1986 (American Cinema Editors, EUA)
Indicado na categoria de Melhor Edição de Cinema.
Academia Japonesa de Cinema 1987 (Japão)
Indicado como Melhor Filme Estrangeiro.
Prêmio David di Donatello 1986 (Itália)
Venceu nas categorias de Melhor Atriz Estrangeira (Meryl Streep) e Melhor Filme Estrangeiro.
Oscar 1986 (EUA)
Vencedor nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Som.
Indicado nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Klaus Maria Brandauer), Melhor Atriz (Meryl Streep), Melhor Figurino, Melhor Edição.
Globo de Ouro 1986 (EUA)
Venceu nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Trilha Sonora Original - Cinema e Melhor Ator Coadjuvante - Cinema (Klaus Maria Brandauer).
Indicado nas categorias de Melhor Diretor - Cinema, Melhor Atriz de Cinema - Drama (Meryl Streep) e Melhor Roteiro - Cinema.
BAFTA 1987 (Reino Unido)
Vencedor nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Som.
Indicado nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Klaus Maria Brandauer), Melhor Atriz (Meryl Streep), Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.
Prêmio César 1987 (França)
Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Prêmio Eddie 1986 (American Cinema Editors, EUA)
Indicado na categoria de Melhor Edição de Cinema.
Academia Japonesa de Cinema 1987 (Japão)
Indicado como Melhor Filme Estrangeiro.
Prêmio David di Donatello 1986 (Itália)
Venceu nas categorias de Melhor Atriz Estrangeira (Meryl Streep) e Melhor Filme Estrangeiro.
Thursday, September 13, 2007
PLANTAR CRAVOS, AMORES-PERFEITOS ...na borda do vazio existencial.

Escrever poesia é lidar com o mistério sem o compromisso, alías impossível, de explicá-lo.
Escrever como quem inspira (um verso) e expira (outro verso).
Plantar amores-perfeitos, narcisos e bromélias na borda do vazio existencial.
Lacan diz que em toda forma de sublimação o vazio será determinante e que toda arte
Bachelard afirma que compete ao poeta “o dever de ensinar-nos a
Os poetas trazem para o espaço do papel a
cosmicidade das imagens que evocam recordações
e devaneios, canalizando memória e imaginação na
essência das imagens poéticas. Assim, a poesia
passa a ser “uma força de síntese para a existência
humana” (BACHELARD, 2001: 119)
O Poeta une a imaginação e a memória, revelando
estados da alma e, ao mesmo tempo, sendo convite
ao devaneio poético: “o poeta dá à imagem
um destino de grandeza” (2001: 168 )
“a faculdade de formar imagens da realidade; é a faculdade de formar imagens que ultrapassam a realidade, que cantam a realidade” (2002: 18).
A poesia constitui a matéria-prima para uma
fenomenologia da alma, pois suscita imagens A imaginação faz
a correspondência entre as imagens e as palavras
e, nesta associação, o poema é uma fonte de evocação da memória e da recordação.
A poesia é uma força de síntese para a existência
humana” (BACHELARD, já que a poesia possibilita analisar a infância de forma tão mágica, que traz para o espaço do poema o mesmo maravilhamento da infância vivida..
BACHELARD,Gaston. A água e os Sonhos: Ensaio sobre a imaginação da matéria.São Paulo: Martins Fontes, 2002. 2001: 119)
Terceira Natureza ? Amizade à VIDA ...

'Se, com Spinoza, entendemos por Ética a determinação de estratégias
de ação, nossa época de hipertecnificação defronta-se com dilemas éticos
ingentes. Selecionar valores que favoreçam a vida, redefinir o sentido do
que é ser humano - eis o desafio que nos cabe enfrentar. ' [Luiz Alberto
Oliveira físico, doutor em Cosmologia, Prof. De Filosofia da Ciência RJ]
imagem 1- internet /imagem 2- foto virgínia-NH-RS Brasil
Wednesday, September 12, 2007
POÉTICAS... Manifestações

*além mar virgínia *
nas penas, nos sonhos
o ser alado desperto ...
espreita, faminta Águia
que de iguarias alimenta-se
Poetas, alquimistas do silêncio
inquitantes sentimentos
planam entre passageiras nuvens...
eis-me aí
entre colibris,
andorinhas e falcões...
Espírito presentifica-se
IMAGEM .Olívio Fidélis Obra MUSEO DE IMAGENS DO INCONSCIENTE.
Monday, September 10, 2007
Saturday, September 08, 2007
devires primaveris & ...PESQUISAR...
“ Devir abelha, borboleta...devir poeta...
“A identidade do sujeito é o produto de um agenciamento que faz ressoar níveis, fases, estágios. De repente, ao ver uma criança, uma súbita vontade de subir numa árvore nos invade. Nosso corpo não é o mesmo de um minuto atrás. Trata-se de um devir-criança, que o Ocidente racional teima em fazer calar em nome da permanência do homo economicus. Mas não é só ele: devir-planta, devir-mulher, devir-nômade, devir-cósmico, etc”( Jacques Gauthier O que é pesquisar – Entre Deleuze-Guattari e o candomblé pensando mito, ciência, arte e culturas de resistência)