O Canal de Filosofia do Espaço Ecos Portal VMD está atualizado textos dos COLABORADORES .
disse meu caro Nietzsche que ( Pg.5 & 06 de Parolas ao Sol- virgínia fulber *além mar ) “Para viver sozinho, é preciso ser um animal ou um deus - diz Aristóteles. Falta ainda a terceira alternativa: é preciso ser os dois ao mesmo tempo - Filósofo...” e, ainda sobre Escola de Guerra da Vida - o que não me mata torna-me mais forte.
disse meu caro Nietzsche que ( Pg.5 & 06 de Parolas ao Sol- virgínia fulber *além mar ) “Para viver sozinho, é preciso ser um animal ou um deus - diz Aristóteles. Falta ainda a terceira alternativa: é preciso ser os dois ao mesmo tempo - Filósofo...” e, ainda sobre Escola de Guerra da Vida - o que não me mata torna-me mais forte.
(...)a grande maioria dos seres humanos não passaria de um animal de horda, mostrando a dificuldade de realmente aceder a um mundo de singularidade, de escolhas éticas e, portanto, de responsabilidade. Resta-nos o dilema dos porcos-espinhos, retomado de Schopenhauer: morrer de frio ou espetar-se pela necessária proximidade (FREUD,A Ilusão nas Massas: A Difícil Tarefa Ética - 1921, p.128 e nota 1). O laço social e ético entre os homens é necessário pelo desamparo individual e grupal diante da insensibilidade do mundo, mas dolorido, porque nada garante que o grupo humano consiga encontrar um equilíbrio entre exigências de felicidade individual e exigências comunitárias. (...)
(...A felicidade não está inscrita nos planos da criação. O destino do homem está mais próximo da infelicidade, cujas causas devem ser procuradas num mundo sem Providência, numa cultura sem tolerância e na natureza das próprias pulsões sem satisfação plena possível.
Sem deuses, abandonados ao desamparo fundamental que caracteriza a existência humana, é no campo da ética que se trava a batalha decisiva da civilização. A ética é a tentativa terapêutica de lidar com o ponto mais doloroso dela, o das relações entre seres humanos. Mas Freud se recusa a apontar saídas ou levantar-se como um profeta diante de seus semelhantes. Cada um terá que encontrar sua própria salvação para enfrentar a dureza da vida e ninguém pode garantir que Eros leve a melhor sobre Thanatos.(...) Vincenzo Di Matteo* em Os Discursos Éticos de Freud- todo texto in http://www.vaniadiniz.pro.br/espaco_ecos/filosofia_virginia/vincenzo_os_discursos_eticos_de_freud.htm
******************************************************************
Ilustração - Artista Carlos Freire (Tito Freire) http://carlosfreirearts.blogspot.com/
enquanto não sonhas ... virgínia fulber *além mar poetinha
névoa encerra espelho
à poucos visível
nela e no outro um portal
o disforme permite
desconstruir
em gasoso “estado”
algo evade-se
reaglutinando sobre
a vegetação gotículas
... cristais líquidos
misturam-se ao solo
e atmosfera...
tudo continua ardendo
os astros são a tudo atentos e espreitam
enquanto deitas, sonhas ou não
dormes ou velas...
poros respiram
transpiram, pulsam infinitos mundos...
na lua escondida
amanheces transformado
sem perceber que viveste
enquanto não sonhavas
e viajaste envolto aos len çóis...
******************************************************************
*Vincenzo Di Matteo -Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Pernanbuco - UFPE. Professor do Departamento de Filosofia da UFPE.-Possui graduação em Bacharel Em Teologia pela Università degli studi di Roma Tre (1969) , graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1974) , graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1978) , graduação em Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1981) , especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco (1978) , especialização em Teorias da Psicologia Clínica pela Universidade Federal de Pernambuco (1983) , mestrado em Licentia Em Teologia pela Università degli studi di Roma Tre (1970) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) . Atualmente é Prof. Adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco e Membro de corpo editorial da Perspectiva Filosófica. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cogito. Hermenêutica. Sujeito. Psicanálise.
6 comments:
Poxa, que bela divagação, Virgínia... linda a tua linguagem e o domínio das palavras.Max Krummel
http://www.recantodasletras.com.br/poesias/3354189
UMA POESIA ESCRITA DE UMA FORMA MARAVILHOSA E LINDA... MEUS PARABENS VIRGÍNIA...ADOREI
JOSÉ CARLOS DY ANJO
http://www.recantodasletras.com.br/poesias/3354189
Grata caros leitores(escritores) do Recanto das Letras, estarei passando em suas PG. para conhecer
seus trabalhos.
abraços
BELAS METÁFORAS VIRGÍNIA MOMBERGER! GOSTEI!
Marcia Tigani www.facebook.com/grupoaguia#!/groups/recantodoescritor/
Boa noite.Ontem eu e Ieda falamos em ti com muito carinho e saudades.Teu poetar é belíssimo .Bjkas
de carinho
Iara Pacini
http://www.facebook.com/grupoaguia#!/groups/recantodoescritor/
Virgínia querida Mais um poema de impacto para mim: " na lua escondida amanheces transformado..." era o que eu queria. Fase difícil se alivia com suas palavras. Merci Maizé
Maria Lindgren
http://br.groups.yahoo.com/group/vaniadiniz/message/51282
Post a Comment