Tuesday, November 22, 2011

FILOSOFIA & ARTE - (artefilospsipoesia)

(...)a grande maioria dos seres humanos não passaria de um animal de horda, mostrando a dificuldade de realmente aceder a um mundo de singularidade, de escolhas éticas e, portanto, de responsabilidade. Resta-nos o dilema dos porcos-espinhos, retomado de Schopenhauer: morrer de frio ou espetar-se pela necessária proximidade (FREUD,A Ilusão nas Massas: A Difícil Tarefa Ética - 1921, p.128 e nota 1). O laço social e ético entre os homens é necessário pelo desamparo individual e grupal diante da insensibilidade do mundo, mas dolorido, porque nada garante que o grupo humano consiga encontrar um equilíbrio entre exigências de felicidade individual e exigências comunitárias. (...)

(...A felicidade não está inscrita nos planos da criação. O destino do homem está mais próximo da infelicidade, cujas causas devem ser procuradas num mundo sem Providência, numa cultura sem tolerância e na natureza das próprias pulsões sem satisfação plena possível.

Sem deuses, abandonados ao desamparo fundamental que caracteriza a existência humana, é no campo da ética que se trava a batalha decisiva da civilização. A ética é a tentativa terapêutica de lidar com o ponto mais doloroso dela, o das relações entre seres humanos. Mas Freud se recusa a apontar saídas ou levantar-se como um profeta diante de seus semelhantes. Cada um terá que encontrar sua própria salvação para enfrentar a dureza da vida e ninguém pode garantir que Eros leve a melhor sobre Thanatos.(...) Vincenzo Di Matteo*  em Os Discursos Éticos de Freud- todo texto in http://www.vaniadiniz.pro.br/espaco_ecos/filosofia_virginia/vincenzo_os_discursos_eticos_de_freud.htm

Ilustração - obra do Artista Plástico, pintor, escultor, desenhista... Marciano Schmitz - Novo Hamburgo RS BR-
******************************************************************
Ilustração - Artista Carlos Freire (Tito Freire) http://carlosfreirearts.blogspot.com/


enquanto não sonhas ... virgínia fulber *além mar poetinha

névoa encerra espelho
à poucos visível
nela e no outro um portal

o disforme permite
desconstruir

em gasoso “estado”
algo evade-se
reaglutinando sobre
a vegetação gotículas
... cristais líquidos
misturam-se ao solo
e atmosfera...

tudo continua ardendo
os astros são a tudo atentos e espreitam
enquanto deitas, sonhas ou não
dormes ou velas...

poros respiram
transpiram, pulsam infinitos mundos...

na lua escondida
amanheces transformado
sem perceber que viveste
enquanto não sonhavas
e viajaste envolto aos len çóis...
******************************************************************
*Vincenzo Di Matteo -Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Pernanbuco - UFPE. Professor do Departamento de Filosofia da UFPE.-Possui graduação em Bacharel Em Teologia pela Università degli studi di Roma Tre (1969) , graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1974) , graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1978) , graduação em Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1981) , especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco (1978) , especialização em Teorias da Psicologia Clínica pela Universidade Federal de Pernambuco (1983) , mestrado em Licentia Em Teologia pela Università degli studi di Roma Tre (1970) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) . Atualmente é Prof. Adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco e Membro de corpo editorial da Perspectiva Filosófica. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cogito. Hermenêutica. Sujeito. Psicanálise.

6 comments:

Anonymous said...

Poxa, que bela divagação, Virgínia... linda a tua linguagem e o domínio das palavras.Max Krummel
http://www.recantodasletras.com.br/poesias/3354189

Anonymous said...

UMA POESIA ESCRITA DE UMA FORMA MARAVILHOSA E LINDA... MEUS PARABENS VIRGÍNIA...ADOREI
JOSÉ CARLOS DY ANJO
http://www.recantodasletras.com.br/poesias/3354189

virgínia além mar vicamf said...

Grata caros leitores(escritores) do Recanto das Letras, estarei passando em suas PG. para conhecer
seus trabalhos.
abraços

Anonymous said...

BELAS METÁFORAS VIRGÍNIA MOMBERGER! GOSTEI!
Marcia Tigani www.facebook.com/grupoaguia#!/groups/recantodoescritor/

Anonymous said...

Boa noite.Ontem eu e Ieda falamos em ti com muito carinho e saudades.Teu poetar é belíssimo .Bjkas
de carinho
Iara Pacini
http://www.facebook.com/grupoaguia#!/groups/recantodoescritor/

Anonymous said...

Virgínia querida Mais um poema de impacto para mim: " na lua escondida amanheces transformado..." era o que eu queria. Fase difícil se alivia com suas palavras. Merci Maizé
Maria Lindgren
http://br.groups.yahoo.com/group/vaniadiniz/message/51282