Thursday, July 19, 2012

Aos Escritores e Leitores

  
 25 de Julho dia do Escritor
 
"Os leitores extraem dos livros,consoante o seu carácter,a exemplo da abelha ou da aranha que,do suco das flores retiram,uma o mel,a outra o seu veneno." F. Nietzsche in A.F. Zaratustra


" Escrever é um modo de falar sem ser interrompido"Jules Renard - (1864-1910), escrito francês , cuja dramaturgia é considerada a mais representativa do teatro naturalista.  


"...O caminho é célere e dinâmico, basta que os sonhos sejam o alvo de nossas realizações. E que continuemos com persistência, acreditando neles e nos ideais que nos impulsionaram." Vânia Moreira Diniz - http://www.vaniadiniz.pro.br/


Na década de 60 João Peregrino Júnior e Jorge Amado realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, onde os dois eram presidente e vice-presidente,respectivamente a partir deste evento passou-se a comemorar no Brasil na data de 25 de julho o Dia do Escritor.... (tx no final da pg.)


 Escritor-  *Antonio Augusto Bandeira-  

João como sempre gostou de ler, resolveu que queria ser escritor.Afinal se devorava livros enormes, pensava ele,  poderia fazer um curto...devia ser fácil.

Tinha um amigo seu, o Daiello que quando escrevia largava tudo e "ficava num campo de concentração, para concluir" Exagero...pensava João.

Mas livro sobre o que? Política, poderia ser considerado inconveniente pois  teria muita  gatunagem..Amor..batido por todos..crônicas, mini contos, sei lá...

João  sentou, Pegou um lápis e escreveu:dó, re. mi...
O sol estava forte , gostoso, convidando a sair..
João pensou, pensou...
Como é bom ainda estar vivo...
Podia ir a um cinema,  passar numa livraria, ir a uma praça de alimentação..

E o livro ?  Concluiu- "dó ré mi e  Sá." 

Estava bonito para ele...afinal não era escritor.
Poeta?  " sou pequenino que nem um botão, traga o papai
no bolso e a mamãe no coração.."

O melhor mesmo era ir ao cinema...
E João, o escritor? Foi para a rua...


* o Autor é portoalegrense ( RS BR), advogdo e escritor, septuagenário entre suas obras encontramos  Crônicas Em Folhas Brancas é um  Á.G.U.I.A-amigo participativo, muito talentoso e  querido por muitos.


Dica - No   Jornal Mercure De France - Literatura - História-Ano 1788-

foi publicado : nota sobre o envio de condolências da Rainha da Inglaterra para D. Maria I de Portugal, pela morte de D. José, Príncipe do Brasil ( aos 27 anos, pela varíola, em 1 de Setembro de 1788 ). * Métodos de tratamento para picadas de abelhas em animais domésticos e de criação. * Tratado de comércio entre Portugal e o Império Russo. * Visita do Conde de Cagliostro à Roveredo (cidade da atual Suiça). * Tempestade e naufrágios no Caribe. * Resumo de Editais do Rei da França. * Poesias, Enigmas. * Resenhas e comentários sobre livros publicados. * Notícias da Polonia, Suécia, Alemanha, Grã-Bretanha, Países Baixos, etc. * Resumo de um  julgamento por escroqueria (tirada da Gazette Abrégée des Tribunaux).
&


Aos Escritores neste 25 de julho-  *virgínia vicamf

Na década de 60 João Peregrino Júnior e Jorge Amado realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, onde os dois eram presidente e vice-presidente,respectivamente a partir deste evento passou-se a comemorar no Brasil na data de 25 de julho o Dia do Escritor.

O Escritor é um artista que expressa através da arte da escrita,melhor dizendo da Literatura. Existem escritores célebres, outros nem tantos, ainda outros desconhecidos.Como em todas as artes há amadores, dentre estes alguns  não tem suas obras publicadas e mesmo se as tem não fazem desta arte um ofício. A Literatura além de ser fonte de conhecimento e encantamento faz-se  ponte entre os homens.

A Ópera é um exemplo da melodiosa mão sonhadora dos grandes escritores. 

Escritores através de suas obras, foram e são  alguns de meus melhores companheiros, eloquentes , silenciosos e excelentes ouvintes; a leitura permite a pujança do silencio, pausas  necessárias à arte do diálogo. 

Escritores na maioria, são pessoas reservadas, necessitam da solidão para criar e emprestar voz aos personagens e imagens que os habitam, não raramente são amantes das caminhadas e dados a contemplação, exímios observadores lêem o mundo e o transcrevem.    
  
Aos queridos  Escritores meus agradecimentos e votos de muita inspiração e que continuem a transpirar e embelezar nossas vidas com obras científicas, de ficção, romances, dramas, comédias, filosóficas, testemunhos de experiências, essências conquistadas,  potências de vida em ação propulsoras de transformações. 

* escritora amadora, espírito livre, alma de poeta virgínia fulber NH, RS BR (2011) LINKS AVBL,AVSPE, ALB


Ilustrações  -   Escher hands DRAWING HANDS lithograph, 1948- ( fonte home page do Artista na web) & -Mercuri de France -fonte  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231530350-ano-1788-jornal-mercure-de-france-literatura-historia-_JM

No comments: