Wednesday, January 23, 2013

Iluminação * Virgínia vicamf Prosa

Iluminação  * Virgínia vicamf
 
 
Noite de céu limpo, repleto de estrelas, Lua cheia aproxima-se . É possível as plêiades* visualizar por poetas entre os quais astrônomos,  físicos, filósofos, artistas... Que afinados com  luzes azuladas, dispensam o cansaço para mirar o que está  além de seu umbigo em desapego. Estão a serviço de tons mais altos, melodiosas que se agregam  livremente, construindo seus calendários a partir dos ventos. Somam horas pela qualidade, vivem sem desejar senão entre o que promete ser a ventura de navegar através da imaginação lançando sua ancora nas profundezas do universo em busca dos tesouros mais sublimes, relíquias que revelam, supostamente a comunhão com o grande  espírito e com este vibrar, ressoar, dissolver-se para pertencer...
Sendo  seus destinos incontestáveis tal como consumir-se em versos, criação de conceitos, e ao encontro de sua felicidade...
Como a vela derretem-se com e para apenas iluminar...
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&& 
Ilustração - Plêiades, Digitized Sky Survey fonte Internet
 
Algumas informações científicas sobre as Plêiades- “elas estão entre os objetos do céu profundo conhecidos desde os tempos mais remotos por culturas de todo mundo, incluindo os Maoris (que as chamavam de Matakiri), os Aborígenes australianos, os Persas (que as chamavam Parveen/parvin e Sorayya), os Chineses, os Maias (que chamavam-nas de Tzab-ek), os Astecas (Tianquiztli) e os Sioux da América do Norte. Os catálogos de estrelas babilônicos chamavam-nas de MUL.MUL, ou "estrela de estrelas", e elas encabeçavam a lista de estrelas da eclíptica, refletindo o fato que elas estavam próximas do ponto do equinócio vernal em torno do século 23 AEC. Seis de suas estrelas são visíveis a olho nu em um céu noturno razoável, número que sobe para nove em boas condições, e para 12 em um céu com excelentes condições de visualização. Michael Maestlin desenhou 11 estrelas em sua carta estelar em 1579 e Johannes Kepler chega a mencionar que outros observadores do céu chegaram a contar 14 estrelas.
Observações modernas contaram quase 500 estrelas pertencentes ao aglomerado aberto, espalhadas em uma área com dois graus de extensão na esfera celeste, correspondente a quatro vezes o diâmetro da Lua Cheia. Sua densidade estelar é muito baixa comparada a outros aglomerados abertos, razão pela qual os astrônomos afirmem que sua expectativa de vida é baixa.
As primeiras referências às Plêiades são encontradas nos livros Ilíada, escrito por volta de 750 a.C., e Odisseia, escrito por volta de 720 a.C., ambos de Homero, além dos escritos de Hesíodo. Estavam conectadas ao calendário agrícola dos gregos antigos à epoca.
Na Bíblia, consta três referências ao objeto (chamado de "Kiymah"), em 9:7-9, Jó 38:31-33 e Amós 5:8. Amós foi escrito à mesma época que Ilíada, mas não há certeza sobre a data da escrita de (especulada entre os séculos III e V a.C., em torno do ano 1000 a.C. durante as regências dos reis Davi e Salomão, ou mesmo nos séculos XIII a XVI a.C., escrita por Moisés).
 
De acordo com a mitologia grega, o aglomerado recebeu o nome de "Sete Irmãs", representando sete filhas e seus pais.
Em língua japonesa, seu nome é "Subaru", inspiração para a indústria de automóveis de mesmo nome. O nome persa é "Soraya", nome feminino comum em vários países. Os gregos Eudoxo de Cnido (entre 403 e 350 a.C.) e Arato (cerca de 270 a.C.) listou as Plêiades em uma constelação própria, "Os Aglomeradores"
Segundo Robert Burnham Jr., o nome "Plêiades" pode ser derivado da palavra graga "navegar" ou de "pleios" (cheio, muitos). Entretanto, ha outros autores que afirmam que o nome é derivado da mãe das sete filhas, Pleione, que dá nome a uma das estrelas mais brilhantes do aglomerado. De acordo com a mitologia grega, as estrelas mais brilhantes do aglomerado receberam o nome das "sete filhas" de Atlas e Pleione: Alcíone, Asterope, Electra, Maia, Mérope, Taigete e Celeno.
John Michell, em 1767, usou as plêiades para calcular a probabilidade de encontrar um grupo estelar semelhante em qualquer local do céu por alinhamento de chances. Concluiu que a chence era 1 de 496 000. Portanto, e por causa de haver outros mais aglomerados semelhantes, ele concluiu corretamente que os aglomerados deveriam ser grupos estelares fisicamente ligados. O astrônomo francês Charles Messier incluiu as Plêiades como seu objeto número 45 na primeira versão do seu catálogo, em 1771. No catálogo de Messier, grandes e conhecidos objetos do céu profundo não foram incluídos, com as exceções da nebulosa de Órion, do aglomerado da Manjedoura e das Plêiades. Aparentemente, Messier decidiu fechar sua primeira edição do catálogo com 45 objetos, que seria o mais completo catálogo desse tipo na época, superando em três objetos o catálogo de Nicholas-Louis de Lacaille, publicado à mesma época.
Johann Heinrich von Mädler, em 1846, concluiu que as estrelas do aglomerado não tinham movimento mensurável uma em relação a outra, afirmando categoricamente que as estrelas pertenciam a um sistema estelar maior, com a estrela Alcíone em seu centro. Entretanto, essa afirmação foi rejeitada por outros astrônomo, em particular por Friedrich Georg Wilhelm Struve.>> Fonte internet

3 comments:

Anonymous said...

Thеse modеrn day fitness deviсes are worn around the waist,
positioned ideal аbοut the abs and then working
with ωhat is гeсognizeԁ as electroniс musclе
stimulation.

Ηerе is mу wеb site; Reference
my web site > http://Www.Prnewswire.com/news-releases/flex-belt-review-and-latest-coupon-code-savings-now-featured-at-awesomealldaycom-190317331.html

Anonymous said...

After lookіng over a hаndful of the articles on your web page,
I truly appreciаte your waу of bloggіng.

Ι added іt to my bοoκmаrk wеbpage list аnd will be сhecking bасk
in the near future. Please νisіt my website too
аnԁ let me knοw your opinion.

Feel frеe to vіsіt my web-sіte Lyricsbox.Pixnet.Net
My web page :: Recommended Online site

Anonymous said...

Howԁy! Do you know if they make any plugіns to pгоtect agaіnst hackers?
I'm kinda paranoid about losing everything I've wοrκed hard on.
Any recοmmenԁatіons?

Also visit my ωebsite ... mouse click the next page
my site - V2 cigs Reviews