Wednesday, January 07, 2009

POESIA ....EM TUDO HABITA - ANO INTERNACIONAL da ASTRONOMIA




“Eu contenho o Universo que me contém”. (poeta Paul Valéry)





Na verdade, os mais de 200 “Nós” da rede já iniciaram a oferta de programas de observação, palestras, shows de planetário para a população.
Informe-se no “site” sobre programas para a sua região



Claire de Lune ...

cresce amarela
permeando os verdores da noite

duzias de estrelas
atrevessam a cortina


vestem-se dos acordes
de Debussy


aquarela de lembranças
timbram minha rouca voz ...


· virgínia além mar - 07-jan-09













A personalidade artística de Debussy é de primacial importância não só na música francesa, como na própria história da arte dos sons.
Há que considerar, em primeiro lugar, o seu papel como renovador da linguagem harmônica, cujo vocabulário aumenta graças a novas concepções na formação e encadeamento dos acordes.
Tais concepções eram por alguns consideradas ao tempo subversivas
dos princípios tradicionais, enquanto outros consideravam um alargamento desses princípios e a conseqüencia lógica das inovações de Chopin, Liszt e Mussorgsky.

Quanto ao ritmo, é igualmente um descobridor único, e a sua obra é de prima importância como verdadeiro ponto de partida para as modernas explorações rítimicas do século XX. A influência de Debussy foi enorme na música, deixando marcos na história e influenciando inúmeros artistas como Bartok, de Falla, Dallapiccola e Villa-Lobos.
Suite bergamasque (IPA: /'bɛʀgamask/) famosa suíte para piano de sua autoria , publicada em 1903.É composta por quatro partes ou movimentos.Prélude -Menuet Clair de lune Passepied Sendo terceiro movimento "Clair de lune", desta obra o maism conhecido. A dinâmica predominante é o pianíssimo e a tonalidade é Ré-bemol maior, com a excepção do climax em que a tonalidade é modulada para Mi maior. ( pesquisado na intenet- wikipédia e na discografia )




No comments: