Saturday, April 24, 2010

23 de ABRIL & A Força da Escrita ...


Ontem 23 DE ABRIL foi o dia Mundial do LIVRO instituído pela Unesco em 1996. Ele é celebrado em cerca de 100 países, e mobiliza uma vasta rede internacional de editores, livreiros, bibliotecários, associações de autores, tradutores e muitos outros amigos da causa do livro e da leitura. É importante que se tome consciência dos benefícios econômicos, morais e cívicos da leitura, para que os indivíduos possam engajar-se na luta por um mundo melhor.A escolha do dia deve-se ao fato que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram neste dia  ( 23 de abril.)
 alguns princípios  mais abaixo



A força da escrita é tão grande que perpassa gerações, resiste ao tempo, forma opiniões, influencia, enfim, quem escreve se torna imortal, visto que a escrita não perece, permanece viva no tempo.
... interessante nós sermos influenciados... no interior do RS, ou em Brasília, ou outra parte longínqua, pelos escritos de Victor Hugo, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Castro Alves, entre outros. Ainda mais remotamente, sermos influenciados, em pleno século 21, pelos escritos que nos deixaram Platão, Suetônio, Sócrates, Péricles... Todos esses, já passados séculos e milênios, ainda permanecem vivos e atuais em nossas mentes, formando opiniões, inculcando crenças, fazendo parte de nossos pensamentos.
Nessa ordem de idéias, quem escreve será sempre imortal, pois sua obra transcende e resiste ao tempo.
Assim deve ser encarada a obra do amigo Cácio Santiago, que uniu a sua árida atividade de policial a poética, trazendo-nos tempos de delicadeza._ *Advogado e pensador brasileiro.


SÍNTESE DOS PRINCÍPIOS, FINALIDADES E OBJETIVOS
DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL- Mário Carabajal*



Através da escrita, palestras e conferências dos escritores Membros da Academia de Letras do Brasil, disponibilizamos à população brasileira e Mundial, as bases educacionais, culturais e científicas de evolução média humana, social, política, técnica e profissional - em harmonia com a Natureza e as outras espécies animais que dividem com o homem o Planeta.
Objetivamos interpretar e redimensionar paradigmaximizativamente, em assertivas, as distorsões conceituais inconscientemente difundidas, assimiladas e incorporadas à práxis humana, social e institucional. Propondo-nos auxiliar ao redirecionamento do axiológico improfícuo e contra-educacional às classes analíticas, esclarecidas e formadoras dos seres individuais e da opinião pública. Áptas à reversão das inferências involutivas.
Entre outras metas da ALB, definimos a formação de elos concretos entre a produção mental, decodificada literariamente, criativa ou observável, com os meios e recursos de possibilidades à reversibilidade dos males que afligem a Humanidade.
Por fim, vibramos em participar ativamente da história de nossa contemporaneidade, invocando para o futuro da Humanidade, sonhos, ideais e realidades de prosperidade duradoura, sob bases sólidas e materializadoras, só conquistadas se alicerçadas nos princípios da verdade e determinação da vontade. ______________________________
* Presidente Fundador do Conalb - Conselho Nacional das Academias de Letras do Brasil e ALB - 23 livros publicados e trinta em fase de revisão. Jornalista, Educador Físico e Psicanalista. Especialista em Pesquisa Científica, Tecnologia Educacional e Psicossomatologia. Mestre em Psicanálise Clínica e Doutor em Psiconeurofisiologia. Estudante de Especialização em Controle da Gestão Pública/Ufsc e de Neurociências/Edumed/RJ. Estudante de Mestrado e Doutorado em Relações Internacionais/UAA. Professor de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho.

1 comment:

Drika said...

Olá Vi... esse dia mundial do livro é pertinho do dia nacional, que aqui celebramos dia 18, homenageando o senhor Lobato, né? =)Faço faculdade de Letras e, imagine então, adoro ler! Vou aproveitar os textos que vc deixou aí para levar p a sala de aula..=)

Um abraço no coração e obrigada pela passagem em meus blogs... será sempre bem vinda!
Bom mês de Maria para vc!