Friday, October 21, 2011

Para meu amado Filho - Carta - (hoje aniversaria)

Há 32 anos por esta hora, as contrações iniciaram e às 13:30 horas do dia 22 de outubro dei a luz ao meu primeiro e único filho; Joaquim Bernardo, na cidade de Porto Alegre no Hospital da PUC-RS.


Estava já para adormecer quando recordei de 3 singelas canções que compus para meu amado Jô. Como não as registrei no papel na época, não as recordo na íntegra, mas agora digito-as cantando baixinho, relembrando a doçura de acalentar entre os braços e amamentar meu menino.
Passei cinco dos nove meses de gravidez em uma fazenda no MT, Município de Nobres, motivo pelo qual a primeira cantiga refere-se ao cerrado matogrossense.


Passarinho cantou lá no cerrado
Passarinho acordou a criançada
Pra tomar banho de rio
Pra tomar banho de rio com borboleta
E a gente cantando acordou a flor
E a flor abriu os olhos
E a flor abriu os olhos
Pra ver tamanho amor
Logo, logo Joaquim
Vai aprender com beija flor...
Passarinho cantou
Passarinho voou... (para Joaquim terceiro dia -25 de outubro de 1979 )






Joaquim é um menino
Um menino azul
Joaquim pode ser um anjo
Joaquim pode ser o que quiser
Porque Jô é criança
Esperança no coração de sua mãe... ( para Jô 2 meses - dezembro 1979)

Mamãe eu vi árvore
Mamãe me dá a flor
Mamãe eu vi o sol
Mamãe me dá teu calor
Mamãe eu vi a nuvem
Mamãe também quero viajar
Mamãe eu vi o mar
Mamãe quero nadar
Mamãe ouvi a música
Mamãe me ensina a cantar
Mamãe eu vi a criançinha correr
Mamãe me ensina a andar
Mamãe eu vi a ave
Mamãe também quero voar
Mamãe te ouvi rezar
Mamãe me ensina a louvar
Mamãe, mamãe...
Te vi a fruta colher
Mamãe me ensina a viver- ( Para Jô aos cinco meses de idade, março 1980-cantava enquanto o levava à escolinha maternal
na Rua Venâncio Aires –Bairro Bom Fim.POA-RS-BR)


Querido Filho algumas coisas pude ensinar-te e auxiliar-te em tantas outras; como em tuas descobertas e principalmente emprestar-te o gosto por algumas artes, pelos esportes, o respeito e cultivo das amizades bem como a admiração à natureza e afeto sem distinção por todos seres vivos.

Da literatura, apesar de viver cercado de livros não te afeiçoaste. Lembro que certa vez disseste, por volta dos nove anos de idade- tenho ciúmes dos teus livros, abro, leio e não entendo nada-, referindo-te à filosofia.

Bem fazer o que, pelo menos a língua inglesa bem dominas com sabor, acompanhavas-me às aulas. Enquanto eu passava a matéria aos alunos, ficavas sentado no corredor repetindo tudo que eu dizia, os alunos riam muito e eu quase não podia segurar-me.A porta da sala de aula ficava aberta e tu com teus quatro anos de idade brincando e tagarelando sob a sombra das árvores matogrossenses.

Já antes dos  dois anos ensaiavas cantar em inglês Sunshine On My Shoulders de John Denver era tua música predileta, enquanto a nona de Beethoven a segunda, porém esta última “regias” apenas Orquestra e o coro.

Quero dizer-te logo mais à tarde, pessoalmente, olhando em teus olhos novamente, o quanto tua infância me ensinou, como é maravilhoso ser tua mãe e poder sentir teus braços fortes erguendo-me, quando chego à tua casa demonstrando que estás contente. Isto é para mim o maior presente.

Olhar-pensar “ arejado” nos blocos afetivos -ao meu filho amado - Publicado no Recanto das Letras em 25/01/2009- digo do texto: T1403969 - http://recantodasletras.uol.com.br/cronicas/1403969

Joaquim Bernardo Álbum http://vicamf.multiply.com/photos/album/53/jo
Amigos desculpem as imagens duplicadas( abaixo) , não as consegui remover.

11 comments:

Luciene Felix said...

Lindo!
Parabéns a ambos!
Beijos,
lu.

Eliana f.v. - Li Andorinha - said...

Virgínia AmigaIrmã tão Amada!
Grata Eternamente por tua presença
em meu viver, deixando-o mais rico
de alegria...arte...e bons sentimentos!
Grata pela emoção linda que me deixa
lendo tão precioso Amor(pelo filho)
Daqui fico enviando pelo canto dos passarinhos a mais amorosa e alegre das minhas energias

beijinhos cheios de bem querer
para você e o Jô...da Li que te Adora

Eliana f.v. - Li Andorinha - said...

FELIZ ANIVERSÁRIO JÔ! ALEGRIA...AMOR...PAIXÃO...E HARMONIA
PARA CADA DIA DO SEU DIA!

QUE ESSE SEMBLANTE DE MENINO CARINHOSO
PERMANEÇA SEMPRE EM TUA ESSÊNCIA
ASSIM ATÉ O MAU HUMOR BRINCA DE SE ESCONDER
POIS COM ESSA TUA CARINHA DE TERNURA SAPECA
PARECE SABER O SEGREDO DE TRANSFORMAR
UM SORRISO EM CANTO DE PASSARINHO!

BEIJINHOS EM GORJEIOS DE ANDORINHAS COM CARINHO INFINITO DA ELIANA

Anonymous said...

QUE COISA MAIS LINDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PARABÉNS QUERIDA!!!!!!!!!!
Silvia Letícia
silvia@portoweb.com.br

Anonymous said...

Ah, Virgínia, que coisa mais bela e prazerosa é a expressão do teu amor por teu belo e amado filho!
Um encanto só!
Pureza e beleza em sincronia, amada amiga!
Parabéns!
Eu costumo dizer aos meus filhos que dia de aniversário de filho,
nós mães, é que devíamos ganhar presentes por eles...rss
Parabéns a você, poeta!
Parabéns ao Jô!
Muitas felicidades!


Beijo e afeto
Rosangela Jacinto
rosa_anngell@yahoo.com

Anonymous said...

edit delete replyvicamf wrote today at 9:28 PMPara um filho que deve se sentirmuito orgulhosode su mãe,né, Virginia?
Bjos
Maizé

Anonymous said...

Viva a Vida !
Parabéns !
Irmã Valquíria
casaretironslou@gpsnet.com.br

Anonymous said...

Minha amiga Vica, deixa eu m,e alegrar contigo neste momento de vida que te traz muitas recordação que nos dá a convicção de que a felicidade existe e com essa convicção, o meu pensamento se eleva ao Senhor para que abençoe o Teu Filho e derrame sobre ele as graças do amor!! Feliz aniversário para o Teu Filho e felicidades para ti
Sds.
Sil
Silvanio Silva silvanio.silva@yahoo.com.br

Anonymous said...

Querida amiga, parabéns , atrasada, pelo níver do teu filho;fiquei comovida c esta linda demonstração de amor por teu Joaquim, q maravilha q feliz ele é por ter uma mãe assim, q Deus os abençoe,

bjs.
Lizete Heinz lizeteh@uol.com.br

Anonymous said...

Virgínia, grande poeta, grande filósofa, grande amiga, grandiosa mãe! Emocionante sua carta ao seu filho! Não pude conter as lágrimas! Parabéns ao filhão e a você por tão bela homenagem que a ele prestaste! não consegui fazer comentário no blog!beijos afetuosos.bemtevi
Benvinda Palma
http://www.facebook.com/virginiavica#!/

Anonymous said...

Virgínia F Momberger, minha querida amiga, li sua carta ,e muito emocionada, pois como mãe que também sou, entendi a grandeza de suas palavras, neste dia especial do aniversário de seu filho, rendo-me e lhe dou meus PARABÉNS, como para seu amado filho, desejando um dia muito especial para vocês! Não existe Amor maior que de uma Mãe a seus filhos, onde nos completamos dentro desta passagem aqui na terra chamada Vida!
Afetuosamente, Efigenia Coutinho