Tuesday, March 20, 2012

Em Prosa e Verso - Nova Estação,dia da Água & Dia da Poesia 20, 21 e.22 de março respectivamente´& além



MATERIAL PUBLICADO NO PORTAL VMD   em minha 
                                                                         COLUNA

 


           *virgínia fulber

Quando verão discretamente despede-se, sento-me a apreciar meu singelo jardim , urbaníssimo, no décimo terceiro andar. Usufruindo de amenidades é possível ver a abóboda celeste cravejada de estrelas, visto que estamos em época de lua  tardia, mínima que se apresenta como delicada fatia de melçao.
Urge que atente,pois bem à tempo,meu único exemplar de Lírio-Beladona( Amarylis belladona) de cor rosa, encheu-se de botões quase lilás . Na medida que se abrirem ao sol, nas próximas manhãs, tranformados e perfumados estarão em flores de tons mais claros da cor do amor. Esta planta de origem africana provavelmente da Ilha da Madeira ou do Cabo. Sobre ela soube que aos Países europeus  chegou através dos portugueses. Caso for  também nativa em solo pobre de nosso país não sei, talvez migraram com as aves ou teriam vindo à bordo das Caravelas, quem sabe...
No início de março época de sua floração, comentei com minha mãe; - meus Lírios ainda não floresceram...Ela não me  deu ouvidos, todavia continuei apreensiva quanto aos meus cuidados para com esta espécie a mim tão  cara juntamente com as várias espécies de Jasmins.
Bem  a seu tempo a segunda feira fenesce assim como a estação, gerando a terça feira e o outono, embora encontrem-se amamentado pelo verão já  mostram em sua face além do hálito freco  o rosado das paineiras e uma dose de tranquilidade a esta que vos escreve. Sim tranquilidade por ter sido capaz de não regar demasiadamente a Dama desnuda e a ela for possível dar-se em cor. Esta flor possui diversas denominações ntre as quais a de Dama desnuda devido à suas flores despontarem sobre longos caules despidos de folhagem.
Os meses transcorrerão pelos dedos dos  belos poentes. Creio estes dar-me-ão também ouvidos amadurecidos além de saborosos frutos, diversidade de cores a ornar as copas das árvores, arbustos, jardins e o chão que atapetado de folhagem e flores, magicamente tornar-se-á espelho destas. Haverá galhos desfolhados por entre os quais insetos e pássaros assentar-se-ão em busca de alimento e formarão abrigos. Desejo que ouçam então, também meus sussurros agradecidos ao caminhar sob o espetacular  anil de abril, meados de maio e finais de junho...Prestarei atenção, quase em louvor à partitura de sinuosos contrastes sonoros em preparação ao terceiro movimento da sinfonia anual...
Ao orvalho desta luminosa época de transição entrego-me; crisálida notívaga pronta às delicadas, por vezes nem tanto, sucessivas transformações pois que para tudo há ainda tempo.
Foto de minha Belladonna 21 março 012 virgínia

Nota -Entre os nomes comuns da espécie Lírio-Beladona( Amarylis belladona)  incluem "belladonna Lily ', em' Jersey Lily" no Reino Unido, como "St. Rosalina ', na Sicília, ou' St. Rosa 'ou O lírio Madonna na Itália, e às vezes em Portugal como "Meninas do Pará Escola", traduzindo para "meninas indo para a escola", como eles florescem no começo do ano letivo (setembro), quando meninas em uniformes cor de rosa começar a frequentar aulas. O nome de Português 'bordão de São José', é uma referência a uma visão mística do século 20 por Maria Valtorta onde ela relata que José foi escolhido para ser o esposo da Virgem por causa de flores rosas que milagrosamente brotavam de sua equipe seco.
Imagem foto de Carlos Medeiros Olhares . com
Virgínia fulber ( 23:50 horas de  dezenove de março de 2012.)
 &&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


ÁGUA  -  ... salve 22 de março!

               virgínia fulber  

Do alto ao mais profundo
são as águas  fontes de
alimento
provedoras de oxigênio
removedoras de impurezas
meio que nós é tão familiar
por dentro e por fora somos contigo
composto elemento...


Água
Mostra-nos o caminho que vai do solo
ao coração das pedras
ao universo marítimo
à atmosfera que nos sustenta...

Estás no doce néctar como no
amaro dos bulbos...
em filamentos ou em torrões
desprender-se das pura nuvens
despretensiosamente para
regar folhagens das mais pequenas
às gigantescas florestas 
sacias a sede dos viventes
e segue lavando cidades
escorrendo através de leitos
de rios e por grotescas sarjetas ...
Água
És digna na lama como
em cristalina nascente
tua pureza mantém-se
apesar de maculada
à ti é possível
ao sol ferver, embrenhar sertões
evadir-te
emprenhar e parir destinos
pois te foi concedido o milagre
de os nossos através de ti vir a  cumprir 
              *-*
 * 23:00 horas de  21 março 012 * -Ilustração – Foto virgínia  RS BR –

“Declaração Universal dos Direitos da Água”

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.


Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.


Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.


Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.


Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.


Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.


Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.


Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.


Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
******************************************************************
foto- virgínia RS Brasil -http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=15133
MAGAZINE CEN - Celebrando o Dia Mundial da Poesia 
 

5 comments:

Anonymous said...

Linda manifestação de teu conhecimento de d tua sensibilidade@!! Obrigado, Vica!!

Anonymous said...

Linda manifestação de teu conhecimento de d tua sensibilidade@!! Obrigado, Vica!!
Sil

Anonymous said...

Caríssima Virgínia,
aprecio tanto tua escrita que tenho colado uns trechos no Facebook (com os devidos créditos, é claro).
Fiquei imaginando teu jardim no 13º andar....
Bravo!
Abraços outonais,
Mariah de Olivieri
mariah.olivieri@terra.com.br

Eliana f.v. - Li Andorinha - said...

Deslumbrante e riquíssima postagem minha Admirável Amiga!
Um deleite para minha alma te ler
Poetinha jardineira!
Tua crônica é envolvente, fascinante, e cheia de belas imagens!
A poesia "Água é de uma riqueza e intensidade que só encontro em teus versos e na Natureza!
Bom demais te ler!
Lindas as fotos!

Grata por teu precioso compartilhar Virginia querida

beijinhos com carinho infinito
da Li que te adora

Anonymous said...

Adorei ambos. Quanta informação! Também gosto de flores, se bem que não sei se tenho a mesma paciência para os cuidados necessários. Mas procuro ter. Tenho flores em minha janela, que também estão florescendo agora de novo. Hoje acordei apreciando-as. Parabéns pelas informações e pela poesia e pelo amor a natureza. Arte em todas as suas manifestações! Afinal água, flores... Arte do criador e nos tornamos co-autores quando cuidamos delas. beijo grande e minha admiração. Cristina Arraes cristinaarraes@yahoo.com.br