Wednesday, October 01, 2025

Dica Documentário e Filme reprise

 "O Silêncio das Marés" é um documentário poético sobre a maior zona de marés do mundo, o Mar de Wadden. ( Mar Frísio) Pode ser assistido no Amazon Prime https://app.primevideo.com/detail?gti=amzn1.dv.gti.80ca57b4-11d3-4a08-b9ca-1bd23407e0b0&ref_=atv_lp_share_mv&r=web Manifesta ciclos que envolvem a vida ondulante da flora e da fauna, e contrastes ao longo das quatro estações: vida e morte, tempestade e silêncio, as massas e o indivíduo. Em um cenário de céu, água, vento, névoa e luz, em constante mudança, testemunha a relação entre o homem e a natureza. O mar de Wadden ou mar Frísio (Wattenmeer em alemão, Waddenzee em neerlandês, Waadsee em frísio, Wattensee em baixo-alemão e Vadehavet em dinamarquês) é um mar situado entre as ilhas Frísias e o mar do Norte por um lado e as costas neerlandesa, alemã e dinamarquesa por outro. Formado por planícies marítimas, é muito pouco profundo, inclusivamente durante a maré baixa, quando consiste em grandes planícies arenosas interrompidas por canais de drenagem que evacuam a água (de facto, é possível atravessá-lo a pé, do continente às ilhas ou vice-versa). Há também grandes correntes. Tem cerca de 450 km de comprimento e entre 5 e 30 km de largura, com uma área de cerca de 10 000 km². A palavra wad é frísio e holandês para "lama plana" (baixo alemão e em alemão: Watt, em dinamarquês: Vade). A área é caracterizada por extensas planícies de lama de maré, trincheiras de maré mais profundas (riachos de maré) e as ilhas que estão contidas neste, uma região continuamente disputada por terra e mar.[2]


A paisagem foi formada em grande parte pelas marés de tempestade nos séculos 10 a 14, transbordando e levando antigas turfeiras atrás das dunas costeiras. As ilhas atuais são um remanescente das antigas dunas costeiras.


Em direção ao Mar do Norte, as ilhas são marcadas por dunas e praias de areia larga, e em direção ao Mar de Wadden uma costa baixa e de maré. O impacto das ondas e correntes que transportam sedimentos está mudando lentamente as massas de terra e as costas. Por exemplo, as ilhas de Vlieland e Ameland moveram-se para leste ao longo dos séculos, tendo perdido terras de um lado e adicionando-as do outro. #####################Filme Baseado em história real                  No fim do Arco-Íris (Leonie)  Assistir no YouTube https://youtu.be/wa8fvqAsmfg?si=k304KZjzbA_14LM1 Baseado em uma história real, o filme retrata a vida de Leonie Gilmour, uma mulher  visionária e determinada, editora e mãe do artista Isamu Noguchi. No início do século XX, ela desafiou as convenções sociais ao viver entre os Estados Unidos e o Japão, enfrentando preconceitos e criando seu filho com liberdade... No Fim do Arco-Íris (Leonie)

DIREÇÃO: Hisako Matsui

ELENCO: Emily Mortimer, Shidô Nakamura, Christina Hendricks, Mary Kay Place

PAÍS/ANO DE PRODUÇÃO: Japão / EUA / 2010