Thursday, December 15, 2011

Filosofia & Artes 13 dez 011

“Assim, a Filosofia é uma árvore, cujas raízes são a Metafísica, o tronco a Física, e os ramos que saem do tronco são todas as outras ciências”. Renè Descartes in Princípios da Filosofia.  Edições Lisboa: 70. p. 22.






ÁRVORE -* virgínia fulber *além mar poetinha
És o símbolo do visível e do invisível -da ligação entre o telúrico e o cósmico
És desde o princípio de todo conhecimento e esquecimento, um vínculo...
Árvore és mãe, pai e ancestralidade .És ensinamento dos ciclos;vida, morte e renascimento. És abrigo e matriz.Em cada uma, importância única e fundamental. Aquele de ti olvidado também o fez da floresta. Move-se como espectro, esquecido do grão, do pássaro, dos veios d´água que nutrem seu próprio tronco. Negando-te, renega não somente a ti  a si e à sua  humanidade ... Publicado no Recanto das Letras 20*SETEMBRO 2009*


O Canal de Filsofia do Espaço ECOS do Portal VMD está atualizados com novos Textos.
Assim como minha  minha Coluna Considerações, no Portal VMD.


Arte & Filosofia -  Do Corpo que olha e do Corpo que Fala ... segue Trecho do Artigo- no Álbum Fotos de alguns Artistas Célebres e de Artista  amigos Contemporâneos (com direção para seus espaços vistuais.)






Falando de ARTE e pensamento deixo a dica de assistir e ou  rever o excelente  Filme The Tree of Life 2011(A Árvore da Vida ).
A obra trata da  história da vida, iniciando pela relação e consequencia desta em seus filhos. Atores ;Brad Pitt, Sean Penn e Jessica Chastain. Uma película surrealista cujo  enrredo perspassa  e faz referências aos mistérios da existência como o Big Bang e o fim do mundo. Surpreende enfocando a importância da conquista do perdão e sua oferta de forma gratuita... 
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Passo as palavras do Filósofo Clínico , grande amigo, Marcio José que nos oferece um preambulo sobre a importância da sétima arte e de sua realção com o pensamento... "Pensem quanta informação há em um filme. Há um dito popular que uma imagem vale mais que mil palavras. O que dizer então de uma película onde cada segundo é composto por 24 imagens, o que nos dá em média 172.800.000 palavras por filme. Mas a vida não é tão matematizável assim, cada pessoa vê um filme com seus olhos, o que leva o diálogo a milhares de possibilidade. Uma dela é esta que pretendo lhes apresentar, a interseção entre a arte cinematográfica e a prática de uma terapia fundamentada na filosofia...() É interessante imaginar o fascínio que deve ter despertado a magia da sombra nos primeiros homens. Não é difícil conceber nossos antepassados na caverna gesticulando suas mãos sob os raios do sol e reproduzindo nas paredes figuras em movimento. Talvez essa lembrança tenha percorrido a história humana e, como nos fala Menezes, chegado aos chineses e javaneses, 6.000 anos a.C. quando vieram a criar os espetáculos de sombras. Na Grécia Antiga, o conhecimento dos princípios óticos atribui-se a Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), quando, sentado sob uma árvore, observou a imagem do sol, durante um eclipse parcial, projetando-se no solo em forma de meia lua quando seus raios passavam por um pequeno orifício entre as folhas. Também observou que quanto menor fosse o orifício, mais nítida era a imagem. Era o prenúncio da fotografia, vale lembrar que esta palavra de origem grega significa “escrever com a luz”. Também foram etapas importantes no prenúncio da fotografia as pesquisas em ótica de Euclides (360-295 a.C.), Arquimedes (287-212 a.C.) e Ptolomeu (85-165 d.C.). No Renascimento, Leonardo da Vinci (1452-1519) pode ser considerado o primeiro a ter uma noção conjunta do fenômeno cinematográfico. Demonstrou isso através de sua “câmara escura” – uma caixa fechada com uma de suas paredes feita de vidro fosco e na parede oposta, bem ao centro, um pequeno orifício que permite a passagem da luz e reflete na parede fosca, de forma invertida, uma imagem do objeto que se encontra diante daquela pequena abertura, reproduzindo assim a experiência descrita por Aristóteles. Entre os precursores de importância fundamental à evolução técnica do cinema podemos citar o jesuíta Athanasius Kirchner (1601-1680), inventor da lanterna mágica, cujo funcionamento era o oposto à câmara escura de Da Vinci, a lanterna possuía uma forma cilíndrica, iluminada a vela, projetava imagens fixas em uma lâmina de vidro. A busca pelo movimento das imagens desenvolve-se nos meios científicos do século XIX. ...)FILOSOFIA CLÍNICA & CINEMA I - Márcio José Andrade da Silva - COLABORADOR DO CANAL DE FILOSOFIA DO ESPAÇO ECOS -PORTAL VMD.
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"Oh! Platão, o cavalo, sim eu o vejo, mas a "cavalidade" não a vejo! Eu vejo o homem, mas a humanidade, não!" - Sócrates



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Os artistas assemelham-se aos filósofos em sua tentativa de desbanalizar a nossa experiência do mundo e alcançar assim uma compreensão mais profunda de nós mesmos e das coisas que nos cercam no entanto apresentam-se de forma diferentes. Os primeiros, utilizam da  percepção direta e da  intuição. Já  a filosofia  apresenta seus resultados de maneira argumentativa, lógica e abstrata!
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Agradeço à Vânia Moreira Diniz, por seu generoso empenho em fazer da Literatura seu baluarte e acolher seus amigos em sua Casa(PortalVMD) virtual, dando o máximo de si para Publicar e divulgar não só seus Expressivos Textos e Poemas bem como aos seus convidados. Uma honra estar entre talentosos escritores e Poetas a mais de uma década e contar com a amizade inigualével de Vaninha M. Diniz, minha mestra de letras e esperanças...

afetuosamente,
 ÁGUIA virgínia fulber -AMIGOS UNIDOS INCENTIVANDO AS ARTES - http://blogdogrupoaguia.blogspot.com

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