Wednesday, June 10, 2009

humanos demasiadamente humanos

na noite fria
olhos rasgados d´amor
parem a lua




cristais e seda
bordando o gramado
ventou à noite...

rubro poente
há cerejas maduras
nos lábios do céu -
* virgíni´ além mar -

Em véspera de comemorarmos aqui no Brasil o dia consagrado ao amor romântico lembro das palavras do Filósofo , Médico e Psicanalista Jurandir Freire Costa em Entrevista DIÁLOGOS SOBRE O AMOR ROMÂNTICO , posterior a Publicação de seu Livro Sem fraude nem favor .

<...Hoje, boa parte da liberdade sexual sonhada pelos hippies se realizou, embora na chave individualista, típica de nossos tempos. Ou seja, estimulamos a liberdade sexual pregada pela contracultura mas jogamos fora os ideais igualitários e comunitários que justificavam aquela liberdade....O amor romântico, portanto, como qualquer emoção humana, não é feito só de virtudes. Ele carrega um potencial de individualismo e preocupação obsessiva com o próprio bem-estar que pode nos tornar absolutamente indiferentes a tudo e a todos ao redor.Não se trata, é óbvio, de “reprovar o amor” ou os que pretendem dedicar a vida à realização amorosa; trata-se de mostrar que esse objetivo não está além do bem e do mal. Existe uma grande diferença em afirmar que o amor romântico é um estado afetivo que pode nos fazer muito felizes e que, por isso, pode ou deve ser buscado por quem de direito e apresentar o romantismo como uma obrigação moral universal.

No último caso, fazemos de uma possibilidade, necessidade e reforçamos a crença de que todos os que não conseguem amar, no código do romantismo, são pessoas fracassadas, frágeis, insensíveis, “não resolvidas”, do ponto de vista psicológico.

O amor romântico, repito, é uma emoção mundana, comprometida, entre outras coisas, com valores estéticos e morais diretamente ligados a interesses de classe social, situação econômico-cultural e preconceitos raciais, sexuais ou religiosos dos amantes. Longe de ser uma emoção pura, inocente ou “divina”, o romantismo amoroso é uma busca de satisfação sexual e sentimental nem mais nem menos legítima do que outras às quais damos as costas por que estamos empenhados, dia e noite, em amar e ser amados. ...>

ilustrações Obras de Tarsila do Amaral

1 comment:

Eliana f.v. - Li Andorinha - said...

Parabéns! Parabéns! Parabéns!
Querida poeta Virgínia além mar...
pra lá de interessante essa tua postagem....
Deslumbrantes teus versos...de uma delicadeza que me fascina!!
Parabéns também pela escolha da ilustração(Tarsila do Amaral...
belíssima!!!
Grata por essa porção em poesia que nos oferece manamiga querida
Beijos carinhosos da Li agradecida
que te admira muito muito