Tuesday, September 01, 2009

Matizes Sonoros - ao som da primeira chuva de setembro



Na última semana de agosto, tivemos aqui no sul do Brasil o anúncio de primavera , a temperatura amena com dias ensolarados fizeram com que os Ipês florescessem prematuramente e algumas Orquídeas já se pode contemplar, entre inúmeros botões a cor explodiu do dia para a noite. Lembrei-me que foi através do interesse pelas orquídeas selvagens que Charles Darwin nos seus últimos anos de vida desenvolveria o inovador estudo sobre a função das flores no controle da polininização realizada pelos insetos o que garantia a fertilização cruzada.
Através das saltitantes e canora Corruíras, pássaro de mesma família do Bemtevi e do Uirapuru, bem como o canto dos Sabiás nas manhãs, podemos vislumbrar o que nos aguarda na próxima estação, o espetáculo da renovação em matizes sonoros.

Neste primeiro dia de setembro, a temperatura caiu e agora a noite a chuva benevolente arrefece a terra deixando exalar o aroma balsâmico. Mas o inverno prossegue reservando-nos surpresas; botas e agasalhos voltarão às ruas , as mangas curtas que desfilaram na semana passada descansarão nos armários juntamente com aquele projeto de aproveitar as delícias do litoral no feriado próximo . Novamente aquecedores e lareiras serão convocados, assim como o vinho tinto, queijos e chocolates na serra gaúcha.

Nos pampas, lavoura e rebanhos festejam a abundância d´água.
Na grande Porto Alegre e no interior do Estado, crianças desfilarão com seus trajes escolares aos sábados, com olhar saudoso dos tempos em que gripe “A” não as ameaçava e nos impedia de beijar bochechas rosadas. Vejo em seus rostinhos uma esperança de que haja uma contaminação em massa de canções, carinhosas atenções e, consciência da parte dos que os devem proteger e um futuro lhes guarnecer.

Há muito que fazer, inclusive consolar lares dos que tiveram os seus levados pela pandemia.

Quiçá tenhamos algo novo a festejar no dia da Pátria, quiçá nos corredores do Congresso Nacional, ouça-se vozes comprometidas com decisões à favor de melhor distribuição de renda e, aplicação dos rucursos, que a corrupção entre em franca decadência e a decência assente-se e, saibamos melhor escolher representantes e aprendamos a cobrar destes uma postura de acordo com o encargos conferidos.

Quiçá nossos rios não voem tão rapidamente e, possamos ouvi-los na tranqüilidade de entardeceres mais auspiciosos e, que as verdejantes matas sejam resguardadas da arrogância e hostilidade dos que desconhecem que a teia da vida é tecida em comunhão, o que me remete novamente à relação encantadora entre insetos e as Orquídeas .

Espero que nestes próximos dias ouçamos o nosso extraordinário Hino Nacional, que sejamos mais canoros como os pássaros de nosso País, contagiando-nos mutuamente de louvor, permeados por sua beleza vigorosa .

Como disse o Poeta Nossa terra tem Palmeiras onde cantam os Sabiás, então saibamos o quão esplendorosa é nossa gente, que tem sangue mestiço, carrega em suas almas, junto à bravura, o tom terno dos que lutam e buscam pacificar .

Sou loucamente apaixonada por este chão. Anseio que o verde, esta cor composta, em toda sua complexidade, comova e arrebate definitivamente, do seringal ao mais além .
Virgínia além mar 00:30 horas de 02 de setembro 09 ( dia em que comemoramos também as núpcias de meus Pais)


Imagem -fonte créditos
Frederico Bohne Espinosa –
Para ouvir o canto de uma Corruíra no youtube http://www.youtube.com/watch?v=2lcpH6jGwAg -
Informações sobre esta delicada ave no http://www.wikiaves.com.br/corruira

6 comments:

virgínia além mar floresta vicamf / said...

02/09/2009 07h58 - Marília L Paixão
Este texto já é um presente para a Pátria!
http://recantodasletras.uol.com.br/cronicas/1787843

virgínia além mar floresta vicamf / said...

http://recantodasletras.uol.com.br/cronicas/1788012

Anonymous said...

Quiçá ...que o hino não seja apenas cantado, mas internalizado por todos aqueles que amam sua Pátria Amada Gentil...quiçá..

abçs daquela que tanto te admira.

virgínia além mar floresta vicamf / said...

posto o comentário recebido da escritora Maria Lindgren

Virginia querida
Texto e vídeos muito lindos.Fiquei arrepiada com o Hino Naciona junto às paisagens de nossa bela terra.
Que o planeta não se auto-destrua rápido!!!! Que o Brasil continue a lhe inspirar os mais belos textoasBeijos
Maizé- http://br.groups.yahoo.com/group/vaniadiniz/message/46109

Eliana f.v. - Li Andorinha - said...

Que belo canto o teu minha querida Amiga Virgínia além mar...poeta da natureza exuberante!
Clamor com cheirinho de terra molhada!
Esse hino é de arrepiar!
O vídeo é tão maravilhoso e emocionante como o teu texto...
juntos... um acalanto para nossa alma e alimento para nossas
Esperanças...
Parabéns! Também amo de paixão nosso chão
Grata por compartilhar Vi
Avante! Se cada um fizer um pouquinho a corrente do bem abraçará o mundo não é mesmo?

beijinhos com carinho agradecido da Eliana que muito te Admira e te quer bem

Eliana f.v. - Li Andorinha - said...

voltei para dizer que estou super feliz e agradecida pelo youtube e o link com mais informação dessa ave encantadora que é a curruira Vi!
Puro Encantamento esse site né?!
fiquei ouvindo nossos amiguinhos passarinhos por horas...risos
Te Adoro Vi e muito

mais beijinhos carinhosos da Li
tua Amiga e Admiradora